
O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) ressaltou, em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (5), a importância das ações desenvolvidas pelo Programa Estado Presente para a redução das taxas de homicídios no Espírito Santo, atualmente, a mais baixa da série histórica.
“Em 2010, o Espírito Santo registrava 52,5 homicídios por grupos de 100 mil habitantes. Os números do primeiro quadrimestre projetam, para 2025, a taxa de 18,8 homicídios por 100 mil. Isso é uma redução extraordinária de 60% nessa taxa de homicídios desde 2011, quando o Estado Presente foi implantado pelo governador Renato Casagrande”, disse Mazinho.
O painel de homicídios da Secretaria de Estado de Segurança Público mostrou, neste primeiro quadrimestre de 2025, redução de 19,6% no número absoluto de homicídios no Espírito Santo, em relação ao mesmo período de 2024: 258 neste ano contra 321 no ano passado.
“Isso é resultado de trabalho árduo, consistente e constante de todas as pessoas envolvidas nesse programa de segurança pública do Espírito Santo, acentuou Mazinho. “Todas as regiões reduziram os crimes contra a vida. Isso é algo para se comemorar, mas sempre mantendo a atenção, porque existem ainda dois fatores muito sérios no Espírito Santo”.
Os dois fatores citados pelo deputado são, primeiro, os homicídios relacionados a disputas e dívidas por tráfico de drogas, que são a maioria, e, segundo, os homicídios por proximidade.
“O estado, usando cada vez mais a inteligência policial, precisa, como tem feito, intervir antes que os crimes aconteçam, nos casos previsíveis, mas nós, cidadãos, precisamos investir em nossas qualidades espirituais para reduzir nossos conflitos e valorizar mais a vida uns dos outros”, disse o deputado.
Mazinho dos Anjos destacou que “um ambiente de paz é possível, mas depende de cada um de nós”, e parabenizou desde o governador Renato Casagrande até todos os operadores da segurança pública do Estado pelos resultados.
“Vamos continuar trabalhando juntos para melhorar a infraestrutura e as condições operacionais nas regiões que ainda apresentam problemas nessa área. Juntos, vamos fazer do espírito santo, cada vez mais, o melhor estado brasileiro para se viver, criando um ambiente seguro para atrair investimentos e gerar mais empregos e renda”, finalizou Mazinho.