O ano de 2012 é o Ano Internacional do Cooperativismo, setor que reúne em todo o mundo cerca de 1 bilhão de pessoas em torno do desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Para falar sobre o tema, a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa (Ales) recebeu, nesta terça-feira (14), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB-ES), Esthério Colnago.
No Brasil, somente no Sistema OCB estão registradas mais de 6.500 cooperativas que atuam em ramos variados e geram cerca de 300 mil empregos diretos. Aqui no Estado, o sucesso das cooperativas também é grande. “O Espírito Santo está muito bem servido de cooperativas agropecuárias. São 38, que reúnem mais de 26 mil cooperados, com cerca de dois mil empregados”, afirmou Colnago.
O município de São Gabriel da Palha, no Norte do Estado, é um exemplo de cooperativismo que deu certo. A COOABRIEL (Coperativa Agrária dos Cafeicutores de São Gabriel ), a maior cooperativa de café conilon do mundo, comercializou quase 1 milhão de sacas só em 2011. “A OCB, juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura e esta Comissão, está capacitando os produtores de café conilon e melhorando sua qualidade”, anunciou o deputado Dr. Henrique Vargas (PRP).
Esthéreo Colnago ressaltou a importância da atuação do Poder Legislativo para o crescimento e fortalecimento de cooperativas do setor agropecuário capixaba. “Estamos bem representados, com deputados muito envolvidos com a agricultura. A Assembleia é o orgulho das cooperativas, que são o orgulho do capixaba”, afirmou ele.
Para o presidente da Comissão, deputado Atayde Armani (DEM), esse tipo de menção é sinal de que a Comissão de Agricultura está cumprindo o seu papel. “Ouvir isto é sinal de que galgamos o patamar de envolvimento do setor, de que estamos atingindo o nosso objetivo e correspondendo ao que nos propomos na política”, finalizou o parlamentar.
Também participaram da reunião os deputados Luciano Pereira (DEM) e Dary Pagung (PRP).
Fonte: ALES