Prestar um serviço de utilidade pública ao consumidor capixaba ao tornar obrigatório que farmácias e drogarias coloquem à disposição dos consumidores o compêndio de bulas de medicamentos. Esta é a proposta do deputado Dr. Henrique Vargas (PRP), que visa atender, em especial, os usuários que recebem medicamentos gratuitos através da rede pública de saúde.
“Muitas vezes as doses prescritas são entregues em cartelas, e não nas caixas, e, portanto, desacompanhadas de bula. Consultar a bula é um direito do paciente, suas informações são valiosas e constituem parte do tratamento”, avalia o deputado.
Dr. Henrique diz no Projeto de Lei 109/2011 que grande parte desses usuários é formada por pessoas idosas, que podem ter dúvidas com relação a doses e interações com outros medicamentos. “Nem sempre é fácil a comunicação com o médico responsável e a consulta ao compêndio pode sanar as questões mais simples. Além disso, muitas pessoas não tem acesso à internet e, portanto, a consulta de bulas por esse meio digital ainda não se apresenta disponível para toda a população”, afirma.
Ainda de acordo com a matéria, o compêndio de bulas de medicamentos deverá ser atualizado pelos estabelecimentos sempre que ocorrer o lançamento de novas drogas ou medicamentos, regularmente aprovados para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Ainda torna obrigatória a publicidade da lei em todos os estabelecimentos que se enquadrem na previsão legal, através de placa ou cartaz em local visível, com os seguintes dizeres: “Este estabelecimento dispõe do compêndio de bulas de medicamentos para consulta pública gratuita.”
Fonte: ALES
É MUITO IMPOTANTE A DISPONIBILIZAÇÃO DE BULAS AOS USUÁRIOS DOS MEDICAMENTOS DISTRIBUIDOS POR TODAS AS FARMÁCIAS TANTO DA REDE PÚBLICA QUANTO DA REDE PRIVADA. MAS PRINCIPALMENTE O TRABALHO DE ASSISTENCIA FARMACÊUTICA. PORTANTO OS PROFISSIIONAIS QUE TEM O CONTATO DIRETO COM O PÚBLICO ALVO DESTA QUESTÃO É O FARMACÊUTICO, QUE DEVE ESTAR A TODO MOMENTO DANDO ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS.
POR ISSO QUE DEVEMOS VALORIZAR O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NO QUE DIZ RESPEITO A ATENÇÃO FARMACÊUTICA, QUE É MUITO IMPORTANTE EM ORIENTAÇÕES QUANTO A POSOLOGIA, INTERAÇÕES E REAÇÕES ADVERSAS DOS MEDICAMENTOS.
PARABÉNS HENRIQUE….
MAS NÃO SE ESQUEÇA DA GRANDE IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO AO ATENDIMENTO A POPULAÇÃO..
Faltam as embalagens nos medicamentos.
Idosos, analfabetos, e indivíduos sem muitos esclarecimentos, ou com problemas de vista tomam de forma errada os medicamentos distribuidos pelo poder público. Geralmente, pasmem, tomam o medicamento pela COR.